quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Artigo - Distúrbios Alimentares



Eu encontrei um artigo muito interessante que tem tudo a ver com nós que somos universitários.


Esse artigo aborda questões sobre distúrbios alimentares. Mais especificamente, fala sobre os fatores de risco para o desenvolvimento desses distúrbios, fazendo uma pesquisa com universitárias, pois é no sexo feminino que se torna mais freqüente esse problema.


“O sexo feminino de uma maneira geral é muito vulnerável à aceitação das pressões sociais, econômicas e culturais associadas aos padrões estéticos. A sociedade rejeita, discrimina e reprova pessoas obesas. Perante esta situação muitas mulheres encontram-se insatisfeitas com seu corpo. O medo da obesidade faz com que um número cada vez maior de mulheres faça dieta, controle neuroticamente o peso corporal, exercite-se de maneira exaustiva e faça uso de laxantes, diuréticos e drogas anorexígenas (Beatty & Finn, 1995).”


Bom, com a aplicação de um questionário que continha 26 perguntas sobre comportamento alimentar e imagem corporal, obtiveram resultados indicando que 22,17% das estudantes apresentaram fatores de risco para o desenvolvimento de distúrbio alimentar, ou seja, maior chance de desenvolverem uma anorexia nervosa, ou ainda uma bulimia nervosa, por exemplo. Interessante foi observar o resultado que obtiveram dentro desse grupo (estudantes com fator de risco), quando separaram por área da nutrição e de outros cursos, chegando a conclusão de que 25,43%, que apresentam fator de risco, são do curso de nutrição e 18,69%, de outros cursos.


“Embora a diferença não tenha sido significativa, as futuras nutricionistas podem estar inseridas em um ambiente mais favorável ao desenvolvimento de distúrbios alimentares.”


Também foi relacionado ao curso de nutrição o maior número de mulheres com sobrepeso.


Então, é importante lembrarmos que mesmo agente cursando o curso de nutrição, nem por isso é que agiremos assim. Cada um tem sua cabeça para filtrar o que a mídia nos empoe e estudar muito sobre cada problema que envolve nosso dia-a-dia. Assim não faremos parte dessa porcentagem que foi obtida com a pesquisa desse artigo.


“As futuras nutricionistas estão em contato constante com o alimento; sabem que "boa aparência" pode ser uma importante medida de valor pessoal rumo a uma profissão de sucesso. Além disso, possuem conhecimentos quantitativos e qualitativos a respeito dos alimentos que praticamente as obrigam a manterem-se de acordo com os rígidos padrões estéticos vigentes. Estes fatores podem sugerir que as estudantes de nutrição estão inseridas em um ambiente mais favorável ao desenvolvimento de distúrbios nutricionais.”

Nós podemos mudar isso!
By: Jéssica Weber

Fonte: SciELO - Scientific Electronic Library Online

Para quem quiser ler todo o artigo, ele encontra-se nessa página: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-52732001000400001&lng=pt&nrm=iso