Estamos postando o nosso projeto para que desde já vocês possam ter idéia de como o tema será abordado.
Projeto sobre a Mídia e as Verdades em Saúde Pública:
A alimentação balanceada é aquela em que a pessoa ingere quantidades mínimas diárias de nutrientes para que seu metabolismo funcione corretamente, ou seja, sem que haja carência nutricional na dieta.
A ingestão de macronutrientes, a saber, carboidratos, proteínas e lipídios diariamente, e também a de micronutrientes como as vitaminas e os minerais, é extremamente importante para se manter a regulação metabólica. Sobre a importância dos macronutrientes:
Carboidratos: eles são fontes primárias de energia, fornecendo-a para o cérebro, medula, nervos periféricos e células vermelhas.
Lipídios: também desempenham função energética, mas as dietas ricas neste nutriente colaboram para o desenvolvimento de diabetes, obesidade e doenças cardiovasculares.
Proteínas: são indispensáveis para a formação e para a manutenção dos tecidos e seu excesso pode causar sobrecarga renal e hepática, desidratação e perda de massa magra.
Normalmente, as ditas "dietas da moda" tendem a restringir o consumo de algum tipo de macronutriente em função do aumento de algum outro.
Dentre as mais conhecidas dietas estão:
A dieta da proteína, a dieta de Beverly Hills, a dieta da sopa, a dieta da lua, a dieta de Vegan e a dieta do tipo sanguíneo. Elas serão abordadas mais detalhadamente de acordo com seus prós e contras.
Sobre os mitos que envolvem o emagrecimento, pretendemos abordar a ingestão de produtos naturais, quais os ônus da ingestão freqüente de carne vermelha, como a quantidade de vezes que a pessoa come em um dia influência em sua perda de peso, a ingestão de amido durante dietas, dentre outros.
É importante ressaltar no tema deste painel a influência da mídia sobre o conhecimento nutricional das pessoas. Muitos se baseiam pelo que ouvem ou vêem, esquecendo-se porém de que a saúde advêm de um equilíbrio entre alimentação e atividades físicas freqüentes, ou seja, de hábitos saudáveis de vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário