quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Transtornos Alimentares

A Bulimia Nervosa (BN), Anorexia Nervosa (AN) e os Transtornos do Comer Compulsivo, fazem parte do que chamamos de um modo geral: Transtornos Alimentares (TA). Estas doenças não são recentes, os primeiros relatos clínicos da Anorexia datam de 1694, a Bulimia foi entendida durante muito tempo como uma "evolução atípica" da Anorexia Nervosa; apenas se tornou um diagnóstico distinto em 1980 com a publicação do DSM-III (Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders) da American Psychiatry Association.

Interações entre fatores ambientais, psicológicos e fisiológicos criam e mantém o comportamento alimentar perturbado, característica principal desses transtornos, como o próprio nome já sugere.

Os transtornos alimentares são patologias severas, geralmente é necessária uma equipe multidisciplinar para o tratamento, como nutricionistas, médicos, psicoterapeutas e psiquiatras. São mais incidentes na adolescência, tendo no sexo feminino um alvo maior.

Esses transtornos alimentares têm de um lado os pacientes com anorexia nervosa perdendo peso exageradamente, e de outro lado pacientes com bulimia nervosa que ingerem energia em excesso. O transtorno do comer compulsivo pode ser confundido com a bulimia nervosa, porém veremos em outras atualizações que há diferenças.

Pacientes com transtornos alimentares possuem inadequações profundas no consumo, padrão e comportamento alimentar, além de diversas crenças equivocadas sobre alimentação, o que geralmente acarreta piora do estado nutricional. O tratamento nutricional visa a reverter tais alterações e promover hábitos alimentares saudáveis e melhor relação para com o alimento. No geral observam-se duas etapas importantes. Primeiramente a etapa educacional, cujas principais metas são a regularização do hábito alimentar e o aumento do conhecimento nutricional. Depois se segue a etapa experimental, que visa a propiciar maior reabilitação nutricional e mudanças mais profundas no comportamento alimentar.

Bom, isto é apenas uma introdução do assunto que será tratado por mim ao longo desse blog. Continue conferindo!

Para se ter uma idéia do que será abordado, antes de apresentar para vocês em texto, gostaria que assistissem uma entrevista da globo que achei interessante. É apenas um breve resumo sobre esses transtornos alimentares. Link:
http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM855394-7823-PSIQUIATRA+FALA+SOBRE+OS+DISTURBIOS+ALIMENTARES,00.html
By: Jéssica Weber

Fontes: http://www.nutricaoempauta.com.br/ e http://www.scielo.org/php/index.php


Nenhum comentário: