segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Dieta da Proteína

A dieta da proteína consiste em o indivíduo ter uma alimentação a base de proteína, ou seja, que este ingira níveis baixos ou não ingira carboidratos, tendo assim que quebrar toda a reserva energética para conseguir energia.

Assim essa dieta mostra que a perda de peso é inversamente proporcional a ingestão de alimentos com alto índice glicêmico. Mostrando que quanto mais à ingestão de alimentos aumentar a taxa de insulina no sangue, menor será a perda de peso.

Restringir os carboidratos da dieta emagrece. Contudo estudos feitos mostram que isto não se perpetua em longo prazo, ou seja, em seis meses uma dieta hipoglicêmica leva a uma perda de peso 4% maior que as dietas hiperglicêmicas, sendo que para o prazo de um ano os resultados não são os mesmos.

Uma das dietas mais famosas que restringe carboidratos é a do Dr. Atkins, feita em 1998. “Com essa dieta, restringe-se a ingestão de carboidratos a 20 gramas por dia por, no mínimo, duas semanas durante a fase de indução. Nas fases seguintes, acrescentam-se 5-10 gramas de alimentos contendo carboidratos semanalmente, até que a perda de peso se estabilize em aproximadamente 1kg de peso corporal por semana. A quantidade de carboidratos ingerida nesta fase é de aproximadamente 40-60 gramas/dia.”

# Contra indicações:

Alguns órgãos do corpo como o cérebro e as hemácias utilizam para a produção de energia glicose. Assim, uma dieta podre em carboidratos levará o organismo a quebrar toda a reserva de glicogênio existente e também estar em um estado constante de degradação.

Quando a glicose disponível estiver em níveis basais, estes passarão a utilizar corpos cetônicos para a produção de ATP.

Deixar o organismo em estados constantes de degradação pode acarretar uma serie de distúrbios metabólicos, como por exemplo, a falência do fígado e o rim sobrecarregado.
Fonte da pesquisa: www.google.com (google acadêmico)
By: Suwellen Moraes

Nenhum comentário: