terça-feira, 21 de outubro de 2008

Criatividade





A mídia influência a todos, independente de idade.
Através de programas, novelas e reportagens. Está matéria foi tirada do fantástico, que foi ao ar no dia 12 de outubro de 2008, nela consta uma das muitas dietas feitas por pessoas e na maioria das vezes mulheres, desesperadas para perder peso. Estas não pensam nas conseqüências para o organismo. Contudo esta dieta do “flash” é inusitada, pois não tira da alimentação nem carboidratos nem lipídios. Consiste em apenas fotografar os alimentos que irá ingerir.
O incentivo da mídia para que pessoas tentem dietas mirabolantes pode leva-las a doenças nutricionais.


Esperamos que gostem da matéria e pensem em como a mídia se posiciona a respeito.


" Tire foto dos alimentos e emagreça
A idéia é ficar de olho no que você está comendo.

É inevitável. Sempre quando o verão vai chegando aparece uma nova dieta na praça. E dessa vez a dieta da moda é pra deixar você bem na foto.

Quer testar a Dieta do Flash? Tire fotos das suas refeições e mande para a gente. Vamos acompanhar as dietas dos nossos telespectadores pelo site e pelo Canal F".

Depois da dieta da sopa, da proteína, do abacaxi, da lua e de dezenas de outras, agora é a vez da dieta flash, que funciona assim: antes de levar qualquer coisa à boca, você fotografa.




O resultado da dieta vai depender do efeito que essa fotografia vai causar em você. Por exemplo, se esse prato fosse seu: olhando pra foto, você tiraria um pouco do arroz e feijão porque acha que está grande demais, colocaria batatas fritas porque acha que está pequeno ou comeria o prato assim mesmo?


Fizemos um teste rápido em um restaurante a quilo.



Renata - Se você visse essa foto antes comeria menos? “Comeria menos, muito menos”, diz um homem.
Renata - “Esse prato para você está pouco, médio ou grande?” “Está razoável, está ótimo”, diz uma jovem.
“Olhando assim assusta a quantidade de comida, você vai pondo no prato e não se dá conta da quantidade. Quando vê a foto percebe que exagerou”, observa outra mulher.

Dieta flash pode até parecer piada. Mas uma pesquisa americana, publicada em uma revista científica, afirma que fotografar os alimentos antes das refeições realmente faz as pessoas comerem menos.
O curioso é que bem antes da pesquisa ser publicada, cinco anos atrás, aqui no Brasil, a Larissa já usava esse método.

“Eu estava com quase 100 quilos e tomei uma decisão de mudar minha vida e emagrecer. Eu criei um blog, que é um diário virtual, onde eu contava meu processo de emagrecimento. Como eu gosto muito de fotografia, eu passei a fotografar os meus pratos. Comecei a perceber que isso dava certo, estava surtindo efeito em mim, estava comendo melhor e emagrecendo. Perdi 44 quilos em 3 anos”, conta Larissa Bertani, advogada.

“O quanto tirar fotos, publicar no blog foi responsável por isso?” 75%, diz Larissa.
Para ver e opinar sobre o que Larissa come, seu blog recebe 4 mil visitas por dia. A dieta se alastrou pelo mundo virtual e tem seguidores de norte a sul do país.

Zuleica, de Campina Grande, Paraíba, é uma delas. “Eu vi que ela conseguiu. Ela emagreceu bastante e eu decidi: vou fazer um blog pra mim, vou postar e vou ver no que dá”, diz. Zuleica perdeu cinco quilos em um mês.
Já Cilene, de São Paulo, emagreceu cinco quilos em um ano. E mudou sua alimentação. “Eu vi que meu prato foi diminuindo pela metade”, afirma cilene Mansini, auxiliar administrativo.

Com Caroline, de Curitiba, o resultado foi ainda mais impressionante: “Eu pesava 122 quilos e hoje eu estou pesando 63, exatamente a metade”, conta Caroline Shneider, assessora jurídica. Foram 63 quilos em 7 meses.
Claro que não é só tirar a foto. Todas elas dizem que seguem, ou "tentam" seguir uma alimentação saudável.
“Eu comia umas sete mil calorias por dia. Acredito que quando eu comecei a fotografar eu pude ter uma noção mais real do que eu estava comendo”, explica Caroline Schneider.

“Muitas vezes eu trocava almoço por lanches rápidos, então agora eu estou me alimentando melhor, comendo frutas, verduras, saladas”, diz Zuleica.

Mas não basta fotografar. Tem que ter platéia. Toda vez que Cilene coloca uma foto no blog várias pessoas entram e dão opinião, participam da dieta.
“São muitas pessoas que entram no blog, visitam, deixam recado”, confirma a auxiliar administrativa Cilene Mansini.
“Mesmo que a gente saia da dieta, ninguém critica, então é muito legal isso. Uma cultura das gordinhas então não vamos falar mal da outra né?”, comenta Cilene.

“O lema lá no meu blog é: só não consegue quem desiste”, diz Larissa.

# Fomos ver o que médicos e nutricionistas pensam sobre a dieta flash.

“Não há evidências de que fotografar vai ser eficaz na perda de peso”, afirma Amélio Godoy, endocrinologista.

“Fotografando você tem noção de quais são as suas escolhas e pode avaliar: será que eu poderia ter comido menos batata frita? Será que era necessário esse chocolate, pelo menos nessa quantidade? Às vezes você não se lembra do que comeu de manhã”, indica Laura Breves, nutricionista.
“Nós temos que ver se isso não vai aumentar de alguma maneira o grau de ansiedade, ou, vamos chamar assim, o efeito colateral do fato de fotografar sua alimentação, criando algum tipo de compulsão, algum tipo de comportamento bizarro”, alerta Amélio Godoy.

Até a troca de experiências entre os blogs de emagrecimento exige cautela. “Os grupos de ajuda podem ser interessantes via internet, via contato pessoal.

O problema é que tem que ser vigiado de alguma maneira para evitar comportamentos anormais, ou práticas erradas de alimentação”, observa o endocrinologista. "

By: Suwellen Moraes