quarta-feira, 15 de outubro de 2008

CURIOSIDADE

Estamos postando uma matéria que encontramos na revista VIVA como curiosidade para nossos leitores. Como o controle hormonal influência na perda e no ganho de peso, esta matéria pode ser relacionada com as demais, que já foram ou ainda serão postadas.
E também é sempre bom saber como o nosso corpo funciona.

Esperamos que aproveitem...



Controle seus hormônios
Excesso de gordura, falta de humor, cistos no ovário, calor... Tudo isso pode ser culpa da dança hormonal.


Em equilíbrio, os hormônios contribuem para o bom funcionamento do organismo. A pele fica saudável, o intestino funciona e até os efeitos da TPM são amenizados. Porém, se descontrolados, estrógeno, insulina e companhia são capazes de provocar estragos em seu corpo. A boa notícia: adotar alguns hábitos pode auxiliar no controle dos danados. Conheça melhor os responsáveis por tantas mudanças:
Estrógeno:
Função: Formar e manter aspectos femininos, como crescimento das mamas e gorduras no quadril. Desregulado por: Idade (principalmente na menopausa), problemas no ovário, magreza e obesidade.
Conseqüências: Alterações de humor, ondas de calor, inchaço e aumento do colesterol. Ajuda a estabilizar: Exercícios físicos e dieta com menos sal, álcool e gordura e mais frutas e verduras.
Progesterona:
Função: Preparar o organismo para uma gravidez. Desregulado por: Idade, problemas de tireóide e aumento de prolactina (hormônio que produz leite).
Conseqüências: Menstruação curta, irregular e risco de infertilidade. Ajuda a estabilizar: Medicamentos que tenham progesterona natural em sua composição.
T3 e T4:
Função: Responsáveis por equilibrar o ritmo do corpo, regulam o sono e o intestino. Desregulado por: Falta de iodo, consumo excessivo de soja ou a retirada da tireóide.
Conseqüências: Alterações do sono, de peso, do funcionamento do intestino e da temperatura corporal. Ajuda a estabilizar: Repor o T4. Se problema faz parte do histórico familiar, fazer exame de sangue periódico.
Insulina:
Função: Introduzir a glicose dos alimentos, principal fonte de energia do corpo, no organismo. Desregulado por: Excesso de peso, uso de cortisona para asma e traços genéticos (diabetes, ovário policístico...)
Conseqüências: A falta causa diabetes, fraqueza, sede. O excesso, gordura no abdômen e cisto no ovário. Ajuda a estabilizar: Evitar açúcar refinado, comer carboidrato moderadamente e praticar exercícios.
Cortisol:
Função: Combater situações de estresse, equilibrar a pressão arterial e a glicose no sangue. Desregulado por: Estresse continuado e doenças raras nas glândulas adrenais, que ficam sobre os rins.
Conseqüências: Acúmulo de gordura no abdômen, hematomas com facilidade e estrias avermelhadas. Ajuda a estabilizar: Vida menos estressante e atividade física. No caso de doença, procurar um endocrinologista.
Prolactina:
Função: Como atua nas glândulas mamárias, estimula a produção de leite. Desregulado por: Remédios, como alguns tipos de calmante e antidepressivos.
Conseqüências: Menstruação irregular, problema para engravidar e inibição da produção de progesterona. Ajuda a estabilizar: Trocar os remédios ou tomar medicamentos para controlar a produção excessiva.
Paratormônio:
Função: Manter normal o nível de cálcio no sangue, importante para o coração funcionar bem. Desregulado por: Baixo consumo de cálcio ou alguma operação nas paratireóides (glândulas próximas à tireóide).
Conseqüências: Perda de cálcio do osso para o sangue, cálculos renais, cãibras e dormências musculares. Ajuda a estabilizar: Ingerir, em média, três porções de laticínios (queijo, iogurte, leite) por dia.


Autor: Fabricio Pellegrino


By: Jéssica Weber, Ruth Sandra e Suwellen Moraes








Nenhum comentário: