sábado, 15 de novembro de 2008

Dietas da moda funcionam?


Com certeza não são as melhores formas de se perder peso.Essas "dietas" geralmente limitam e até restringem certos tipos de alimentos.Com isso,a pessoa acaba comendo menos,chegando a ficar,às vezes,em um jejum prolongado.
Geralmente perde-se peso rapidamente,mas não passa de uma ilusão,pois a grande parte do peso perdido é constituído de água e não de gordura.É isso que acontece, por exemplo, em uma dieta com restrição de carboidratos(Dieta do Dr. Atkins,baseada em proteínas).
"Na ausência de carboidrato diminui a concentração de piruvato,consequentemente,sua conversão a oxaloacetato.Ainda mais,quando não há oferta de glicose,o organismo lança mão da gliconeogênese que consome oxaloacetato obtido de aminoácidos, principalmente.A oxidação da acetil-CoA pelo ciclo de Krebs fica impedida:a acetil-CoA acumulada condensa-se,formando os corpos cetônicos."
O excesso dos mesmos é eliminado na urina sob a forma de sais de sódio,provocando uma acidose(diminuição do pH sanguíneo) e desidratação.E o "resultado da dieta" pode vir também por essa desidratação.
Outro fator importante é que essas dietas são muito monótonas e causam uma sensação de fome muito grande.Com isso,a desistência é mais rápida.

By: Ruth Lacerda

Fonte: Bioquímica celular . Vieira,Enio Cardillo;
Bioquímica básica. Bayardo.

Nenhum comentário: