sábado, 15 de novembro de 2008

Pirâmide Alimentar

Fonte:www.mypyramid.gov/

A nova pirâmide alimentar americana(2005)



A nova pirâmide foi apresentada pelo Departamento de Nutrição da Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard que contestou a anterior(de 1992).A diferença para a anterior é que os carboidratos que estavam na base foram para o topo,algumas gorduras(óleos) que estavam no topo,desceram(o objetivo era reduzir o consumo de gordura saturada,que eleva os níveis de colesterol,mas em cotrapartida recomendava-se o alto consumo de carboidratos) ,os exercícios físicos e o controle do peso formaram a nova base da atual pirâmide.
Segundo Walter Willett, o desenho da Pirâmide usada desde 1992, foi baseado em padrões científicos duvidosos antes de 1992 e contribui para a obesidade, a saúde deficiente e mortes precoces desnecessárias.
"A nova versão está arraigada no fato de que alguns carboidratos são quebrados rapidamente no intestino e se transformam em açúcar. A elevação do açúcar no sangue pode levar a compulsão alimentar e a problemas cardiovasculares. Por esta razão os carboidratos estão lá na ponta da pirâmide. Porém é importante lembrar que dificilmente consumimos o carboidrato sozinho (arroz puro, por exemplo) e desta forma sua absorção não é tão rápida, evitando a elevação da glicemia."
Importante ressaltar que é com a ingestão de carboidratos simples(acúcares) que a glicemia eleva-se mais.
A pirâmide anterior à essa era em forma de nível."Recentemente os órgãos de saúde do governo americano mudaram a maneira de distribuição dos alimentos, que agora passam a ser mostrados em faixas longitudinais de cores diferentes, que descem do alto até a base da pirâmide. Este novo formato permite uma melhor visualização e compreensão sobre os princípios básicos para uma alimentação saudável."Essa nova pirâmide leva em consideração o sexo ,a idade da pessoa,a prática de esportes....

By:Ruth Lacerda


Fonte: http://www.cozinhanet.com.br/web/NutricaoSaudeartigos-materia.asp?CodDocumento=2884

Nenhum comentário: